October 20, 2022
De parte de Federacion Anarquista Uruguaya

En homenaje a nuestro compa帽ero Juan Carlos Mechoso鈥

Em nosso pr贸ximo programa, que ser谩 apresentado no dia 19 de outubro (quarta), 脿s 21h, prestaremos uma homenagem ao querido Juan Carlos Mechoso, militante hist贸rico da Federa莽茫o Anarquista Uruguaia (FAU) e referente central do anarquismo latino-americano, falecido no dia 11 de Outubro de 2022. Mechoso, ainda que, segundo ele mesmo, seja somente parte deste experimento coletivo dos trabalhadores uruguaios corporificado na FAU, 茅 um personagem de primeira ordem na hist贸ria do anarquismo. Nascido em 1935 numa fam铆lia humilde, filho de um barbeiro e oper谩rio e de uma empregada dom茅stica, Juan teve de abandonar os estudos depois da 4a s茅rie e come莽ar a trabalhar. Convertido ao anarquismo muito cedo, ainda aos 14 anos, participou da funda莽茫o da FAU em 1956. Foi militante comunit谩rio no Ateneu do Cerro e dirigente sindical dos trabalhadores da ind煤stria da carne e dos gr谩ficos. Participou ativamente da Resist茅ncia Obrero Estudantil (ROE), um agrupamento de tend锚ncia que unia trabalhadores e estudantes em lutas e mobiliza莽玫es de massas, e tamb茅m da Organiza莽茫o Popular Revolucion谩ria 33 Orientales (OPR-33), bra莽o armado da FAU, que realizou a莽玫es como sequestros pol铆ticos e expropria莽玫es. Preso por doze anos, entre 1973 e 1985, foi brutalmente torturado pelas for莽as da ditadura militar e, com a abertura, foi um dos rearticuladores da FAU, ainda nos anos 1980. A partir dos anos 1990, contribuiu diretamente para a difus茫o do especifismo no Brasil e em outras localidades. Trata-se, sem d煤vidas, de um quadro multifuncional, com capacidades pr谩ticas e te贸ricas muito acima da m茅dia; um 鈥渜uadra莽o鈥, como diriam alguns. Mechoso foi o amor com que defendeu o anarquismo, as lutas populares e, em especial, sua humildade. Num momento em que pessoas com 5% de sua hist贸ria pol铆tica acreditam ser os donos da verdade e fazem da arrog芒ncia sua marca mais caracter铆stica, ele cultivou pressupostos 茅ticos que o afastaram de qualquer soberba e que o permitiram que se relacionasse e discutisse com as gera莽玫es mais novas, conquistando mais pessoas para suas propostas. Juntamente com outros membros de sua organiza莽茫o, que n茫o sobreviveram aos horrorosos crimes das ditaduras militares latino-americanas, como no caso de seu irm茫o 鈥淧ocho鈥, Mechoso merece nossa homenagem e reconhecimento pela obra prestada ao anarquismo. O programa contar谩 com a presen莽a de Daniel Augusto, professor do ensino fundamental e historiador, al茅m do ge贸grafo Victor Khaled e do cientista pol铆tico Bruno Lima Rocha, nossos colunistas fixos.

Link do epis贸dio: https://www.youtube.com/watch?v=J5nyF鈥

Apoie, divulgue e siga o ITHA-IATH em nossas redes sociais! Chave Pix: ithanarquista@gmail.com Spotify: https://open.spotify.com/show/6OURJ7D鈥 Youtube: https://www.youtube.com/c/ITHAIATH Instagram: https://www.instagram.com/ithanarquista/ Twitter: https://twitter.com/ithanarquista Facebook: https://www.facebook.com/ITHAIATH Site: https://ithanarquista.wordpress.com/

Fuente: Federacionanarquistauruguaya.uy