December 31, 2020
De parte de Agencia De Noticias Anarquistas

Sa煤de, pessoal, e obrigado por esta entrevista 脿 dist芒ncia em tempos de Covid, que nos permite manter contato. Que tal come莽ar com uma breve apresenta莽茫o de voc锚 e de seu grupo Albatros, de Madrid (FAI) e com a mem贸ria daquelas bebidas que tomamos em 12 de julho do ano passado?

脫timo! Come莽aremos dizendo que nosso grupo 鈥 Albatros 鈥 foi formado em meados dos anos noventa com pessoas vindas de outros grupos da FAI, Juventudes Libertarias e outros que participavam de um grupo anarquista pela primeira vez. Desde o primeiro momento fomos um grupo de s铆ntese, j谩 que desenvolv铆amos (e desenvolvemos) tarefas em diferentes 谩reas. Talvez o principal seja a difus茫o de ideias, para a qual utilizamos todos os meios 脿 nossa disposi莽茫o: confer锚ncias, artigos de imprensa, panfletos e at茅 fizemos um pequeno filme sobre Bakunin, que est谩 na rede, e um document谩rio contra a falsa caridade da Igreja (Our贸boros). A luta antirreligiosa 茅 uma de nossas constantes, mas n茫o a 煤nica. N茫o somos um grupo muito grande, o que 脿s vezes nos limita um pouco, mas temos um c铆rculo de amigos militantes que, embora n茫o estejam no grupo, geralmente ajudam nas tarefas.

Hoje nos toca apresentar Tierra y Libertad (Terra e Liberdade), o 贸rg茫o de imprensa da Federa莽茫o Anarquista Ib茅rica, aos leitores do Le Monde Libertaire. Um jornal anarquista t茫o famoso que inspirou Ken Loach para seu filme. Ele remonta a que data?

Vamos come莽ar dizendo que Tierra y Libertad n茫o 茅 um 贸rg茫o de imprensa da FAI, mas uma publica莽茫o anarquista editada pela FAI. Isso significa que a Federa莽茫o nomeia o Comit锚 Editorial e tem a 煤ltima palavra sobre tudo que diz respeito ao jornal, mas n茫o 茅 um 贸rg茫o ou um porta-voz porque a Federa莽茫o n茫o tem uma 鈥溍簄ica鈥 voz. Por esse motivo, o jornal n茫o tem um artigo editorial e todas as contribui莽玫es devem ser assinadas. A Reda莽茫o tem o poder de rejeitar aqueles artigos que n茫o parecem apropriados; somente se eles vierem de um grupo federado s茫o as raz玫es dadas ao grupo que os enviou, e se eles n茫o concordarem com as raz玫es dadas, eles s茫o enviados a todos os grupos federados para que uma decis茫o federal possa ser tomada. 脡 verdade que isto nunca aconteceu no momento e que em alguns casos em que os artigos foram enviados de volta aos redatores n茫o federados, tudo se desenvolveu na maior camaradagem e ningu茅m se sentiu ofendido.

De tempos em tempos, a Federa莽茫o muda o Comit锚 Editorial, uma posi莽茫o que nenhum grupo quer manter porque limita tanto sua atividade ao ter que publicar o jornal todo m锚s. Anos atr谩s (talvez muitos) na Federa莽茫o decidimos que o Comit锚 Editorial seria passado para o grupo Albatros, que por sua vez delegou a n贸s, Hector e Alfredo, para realiz谩-lo. Pertencemos a duas gera莽玫es diferentes (temos 11 anos de diferen莽a de idade) com diferentes experi锚ncias militantes e tamb茅m diferentes profiss玫es (estivador e impressor).

O jornal nasceu em 1888 n茫o menos como um seman谩rio, foi um di谩rio por um curto per铆odo de tempo no in铆cio do s茅culo XX e depois voltou a ser um seman谩rio, com apar锚ncia irregular e clandestina durante a ditadura franquista e reapareceu como um seman谩rio em 1976.

O que voc锚 coloca de Ken Loach, infelizmente, n茫o 茅 certo. Ele tirou o nome de seu filme do anseio e n茫o do jornal. Alguns companheiros, incluindo aqueles que estavam no conselho editorial na 茅poca, participaram das filmagens. Nem Loach nem sua produtora sabiam da exist锚ncia do jornal. Em qualquer caso, Loach 茅 um trotskista e em seu filme enfatiza mais o papel do POUM (partido marxista) do que o dos anarquistas.

Que papel o jornal desempenhou na hist贸ria e nas diferentes etapas hist贸ricas: guerra civil e revolu莽茫o social, ditadura, p贸s-Franquismo?

Desde sua funda莽茫o, um dos objetivos do jornal era fornecer informa莽玫es sobre o movimento anarquista e tamb茅m servir como refer锚ncia organizacional para o pr贸prio movimento, ao mesmo tempo em que exibia sua faceta educacional, tudo isso em um pa铆s com um percentual muito alto de analfabetismo. Tierra y Libertad, como outros 贸rg茫os de imprensa e textos libert谩rios, foi lido em voz alta nas reuni玫es de trabalhadores para dar uma oportunidade 脿queles que ainda eram analfabetos. Como o movimento libert谩rio estende sua tarefa de cultura entre a classe trabalhadora e, ao mesmo tempo, muitos outros jornais libert谩rios s茫o criados, Tierra y Libertad vai se tornando um 贸rg茫o de difus茫o e debate em vez de um 贸rg茫o de informa莽茫o, comentando as not铆cias do movimento. Feito por grupos anarquistas federados, nunca foi um 贸rg茫o de nenhuma federa莽茫o, que foi chamado de formas diferentes at茅 1927, quando os grupos espanh贸is se juntaram aos portugueses, dando origem 脿 Federa莽茫o Anarquista Ib茅rica, o nome da organiza莽茫o que perdura at茅 hoje.

Com o golpe de Estado de 1936, o processo revolucion谩rio da classe trabalhadora foi acelerado, e nosso jornal est谩 nas ruas semanalmente comentando os eventos e oferecendo uma orienta莽茫o anarquista. Por raz玫es do momento, est谩 come莽ando a ser editado pela FAI como um todo (uma situa莽茫o que n茫o mudou at茅 agora). Com a vit贸ria fascista, o jornal passa 脿 clandestinidade de forma irregular, publicando tamb茅m manifestos, folhetos e cartazes sob a forma de monografias. No M茅xico, os camaradas no ex铆lio publicam um jornal com o mesmo cabe莽alho, mas que n茫o tem nenhum v铆nculo org芒nico com o feito no interior da Espanha ou com a FAI.

Com a morte do ditador, chegamos 脿 transi莽茫o pol铆tica para a democracia e Tierra y Libertad come莽a a ser publicado (a princ铆pio clandestinamente) com uma periodicidade fixa 鈥 mensal 鈥 e com uma rota莽茫o do Comit锚 Editorial entre os grupos federados. O jornal serve como um elemento unificador da Federa莽茫o e tamb茅m de outros grupos n茫o federados.

Quem publicou e publica o jornal? Quem escreve em TyL hoje? E quais s茫o seus v谩rios temas?

Historicamente, muitas pessoas escreveram para o jornal, incluindo escritores famosos, como Azor铆n. Naturalmente, tamb茅m os anarquistas mais conhecidos, tais como Malatesta e Kropotkin. Hoje, militantes e te贸ricos de dentro e fora da Espanha, de dentro e de fora da FAI, escrevem no jornal. Tentamos publicar artigos de an谩lise cobrindo todos os campos da luta social (sindicalismo, feminismo, anti-militarismo鈥), dando-lhes um vi茅s libert谩rio.

Hoje, como est谩 organizado, financiado, qual o impacto e qual a difus茫o do TyL?

A organiza莽茫o do jornal 茅 simples: recebemos os artigos ou pedimos para as pessoas certas, assim como revisamos a imprensa libert谩ria em outros idiomas e traduzimos o que achamos apropriado. O jornal 茅 financiado atrav茅s de sua venda, assinaturas e contribui莽玫es extraordin谩rias de leitores e grupos. No que diz respeito 脿 circula莽茫o, imprimimos apenas 1.000 c贸pias, al茅m da vers茫o web, que recentemente estamos tentando melhorar. Muitas assinaturas em papel saem da vers茫o web.

Quem s茫o seus leitores, h谩 algum ponto de leitura ou de venda para o jornal ou ele opera por assinatura? 脡 poss铆vel assinar a partir da Fran莽a?

O jornal 茅 destinado ao p煤blico em geral. Al茅m da assinatura, ele pode ser obtido nas instala莽玫es do movimento libert谩rio, incluindo a sede do sindicato. Temos assinantes de todo o mundo, especialmente da Am茅rica Latina.

Mensalmente, semanalmente鈥 ou em outras modalidades, incluindo um website, voc锚s consideram melhorar a f贸rmula atual?

Em princ铆pio, n茫o consideramos mudar a periodicidade. Gostar铆amos que houvesse outras publica莽玫es espec铆ficas, al茅m de boletins de grupos e zonas geogr谩ficas que j谩 existem. Pensamos que o movimento anarquista na Espanha precisa de uma revista semanal (como tem na It谩lia com Umanit脿 Nova) que fa莽a propaganda comentando as not铆cias, uma revista te贸rica (como o seu R茅fractions), uma revista cient铆fica (temos a Germinal. Revista de Estudios Libertarios), deixando a propaganda pela an谩lise para o Tierra y Libertad (mensal, como seu Le Monde Libertaire).

A pandemia tem influenciado o TyL, seu funcionamento e at茅 mesmo suas publica莽玫es?

Na verdade, sim. Houve v谩rios meses em que n茫o conseguimos public谩-lo. No in铆cio do confinamento, a gr谩fica onde a imprimimos fechou e depois, quando voltou a funcionar, n茫o pudemos usar as instala莽玫es onde a embalamos e a preparamos para o correio; 茅 preciso dizer que as instala莽玫es n茫o s茫o nossas, mas de outra organiza莽茫o libert谩ria que nos deixa um espa莽o em troca de uma contribui莽茫o financeira mensal.

Vamos continuar a comemorar juntos no pr贸ximo 19 de julho, j谩 que neste ver茫o n茫o foi poss铆vel?

脡 claro que sim! Estamos esperando por voc锚s鈥

Monica Jornet

Groupe Gaston Cout茅 FA

Dezembro de 2020