October 13, 2020

Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem 茅 9.jpg
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem 茅 10.jpg
Esta imagem tem um texto alternativo em branco, o nome da imagem 茅 11.jpg

Centenas de pessoas convocadas por um grupo de cidad茫os de 脡vora juntaram-se ao fim da tarde de sexta-feira na Pra莽a do Giraldo para afirmarem os valores da liberdade, toler芒ncia, cidadania e anti-racismo face 脿 manifesta莽茫o marcada para aquela mesma Pra莽a, 脿 mesma hora, pelo partido fascista Chega.

Ao apelo deste grupo de cidad茫os associaram-se diversos colectivos libert谩rios, anti-autorit谩rios e antifascistas de todo o pa铆s trazendo para a principal pra莽a da cidade de 脡vora uma manifesta莽茫o de diversidade, toler芒ncia e liberdade que superou em n煤mero e em alegria os apoiantes da extrema-direita.

A policia dividiu a pra莽a, n茫o permitindo qualquer contacto entre os dois grupos, ainda que as palavras de ordem dos apoiantes do Chega tenham sido praticamente abafadas pela 鈥楪r芒ndola, Vila Morena鈥, a can莽茫o do 25 de Abril, cantada em un铆ssono pelo manifestantes reunidos em Assembleia no outro lado da pra莽a e beneficiando da aparelhagem sonora instalada nas varandas da Sociedade Harmonia Eborense, que se associou plenamente aos protestos, que decorreram sem bandeiras partid谩rias ou outros s铆mbolos, a n茫o serem os do antifascismo e os da liberdade.

Esta concentra莽茫o, ali谩s, mostrou o caminho a seguir relativamente ao partido Chega e a outros movimentos fascistas. 脡 preciso que cada vez que estes movimentos se manifestem contra os valores da liberdade , da diferen莽a, da cidadania, lhes fa莽amos frente, onde quer que seja, fazendo valer o espirito assemble谩rio, horizontal e sem 鈥渏ogos escondidos鈥 que os organizadores da concentra莽茫o de 脡vora foram capazes de demonstrar.

脡vora e o Alentejo estiveram, mais uma vez, de parab茅ns.

Fotos aqui e aqui

Fuente: Colectivolibertarioevora.wordpress.com