








Centenas de pessoas convocadas por um grupo de cidadãos de Évora juntaram-se ao fim da tarde de sexta-feira na Praça do Giraldo para afirmarem os valores da liberdade, tolerância, cidadania e anti-racismo face à manifestação marcada para aquela mesma Praça, à mesma hora, pelo partido fascista Chega.
Ao apelo deste grupo de cidadãos associaram-se diversos colectivos libertários, anti-autoritários e antifascistas de todo o país trazendo para a principal praça da cidade de Évora uma manifestação de diversidade, tolerância e liberdade que superou em número e em alegria os apoiantes da extrema-direita.
A policia dividiu a praça, não permitindo qualquer contacto entre os dois grupos, ainda que as palavras de ordem dos apoiantes do Chega tenham sido praticamente abafadas pela ‘Grândola, Vila Morena’, a canção do 25 de Abril, cantada em uníssono pelo manifestantes reunidos em Assembleia no outro lado da praça e beneficiando da aparelhagem sonora instalada nas varandas da Sociedade Harmonia Eborense, que se associou plenamente aos protestos, que decorreram sem bandeiras partidárias ou outros símbolos, a não serem os do antifascismo e os da liberdade.
Esta concentração, aliás, mostrou o caminho a seguir relativamente ao partido Chega e a outros movimentos fascistas. É preciso que cada vez que estes movimentos se manifestem contra os valores da liberdade , da diferença, da cidadania, lhes façamos frente, onde quer que seja, fazendo valer o espirito assembleário, horizontal e sem “jogos escondidos” que os organizadores da concentração de Évora foram capazes de demonstrar.
Évora e o Alentejo estiveram, mais uma vez, de parabéns.
Fuente: Colectivolibertarioevora.wordpress.com