October 13, 2020
De parte de Guilhotina.info

Por V铆ctor Boaventura

脡 na constru莽茫o civil que se verifica um dos principais focos de cont谩gio do novo coronav铆rus. J谩 foram confirmados mais de 140 casos no sector, s贸 na 脕rea Metropolitana de Lisboa.

Desde o passado dia 30 de Maio que o Governo come莽ou a efectuar testes na regi茫o de Lisboa a mais de 14 mil trabalhadores da constru莽茫o civil. Isto, apesar da Federa莽茫o de Sindicatos ter alertado as autoridades de focos graves de COVID-19 em v谩rias empreitadas j谩 desde o final do m锚s de Mar莽o

S茫o muitas as obras onde n茫o existem meios suficientes de protec莽茫o individual e colectiva. A forma莽茫o de trabalhadores para saberem como se proteger do novo coronav铆rus 茅 praticamente inexistente, alerta a Federa莽茫o de sindicatos do sector.

Em comunicado, a Feviccom refere que tamb茅m n茫o 茅 cumprido o distanciamento f铆sico m铆nimo recomendado pelas autoridades de sa煤de, quer nas obras, quer nos transportes privados das empresas. Na maioria das vezes, os trabalhadores s茫o transportados para diferentes concelhos em transportes colectivos.

Rastreio dos trabalhadores da constru莽茫o civil ao COVID-19 efectuado s贸 na regi茫o de Lisboa

O sector da constru莽茫o civil foi um dos que nunca pararam durante o estado de emerg锚ncia. Com 600 mil trabalhadores, os sindicatos defenderam, desde o in铆cio, testes em massa ao COVID-19 em todo o pa铆s. Assim como defenderam tamb茅m a paralisa莽茫o de obras n茫o essenciais. Neste momento s贸 est茫o a ser testados trabalhadores da 谩rea metropolitana de Lisboa.

Um dos 煤ltimos focos de contamina莽茫o detectados na constru莽茫o civil foi na construtora Teixeira Duarte. Apesar de ter sido detectado o primeiro caso de COVID-19 no dia 15 de Abril, esta empresa demorou quase 1 m锚s e meio para efectuar rastreio a todos os seus trabalhadores.

Dos testes em massa realizados aos seus trabalhadores efectivos, cerca de 2000, e de subempreiteiros, mais 1500, identificaram 63 infectados com o novo coronav铆rus, todos assintom谩ticos.

Patr玫es mentem 鈥 dizem n茫o haver nenhum problema no sector

Manuel Reis Campos, presidente da Associa莽茫o dos Industriais da Constru莽茫o Civil e Obras P煤blicas (AICCOP), veio a p煤blico defender as empresas do sector. Mentiu descaradamente quando disse que n茫o tem havido 鈥渘enhum problema鈥 desde Mar莽o.

Apesar de haver j谩 v谩rios casos de COVID-19 em v谩rias obras e empreitadas identificados pelas autoridades, o presidente da AICCOP veio a p煤blico dizer que n茫o sabia o que estava a acontecer em Lisboa: 鈥淪ei que h谩 focos em obras, n茫o 茅 no sector鈥

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a regi茫o do pa铆s com mais casos di谩rios de infec莽茫o por COVID-19, com 75% dos 342 novos casos ontem reportados.

Gostaste do artigo? Considera subscrever a newsletter. Permite-nos chegar a ti directamente e evitar a censura das redes sociais.

Fuente: Guilhotina.info